Criando uma filha

Um pai criar uma menina não é simples. Há uma série de aspectos no universo feminino que são mistérios para a compreensão e percepção masculina.

Com certeza minha filha sente diferença na forma e no jeito de criar que eu e a mãe dela fazemos. Eu vejo pelo olhar dela que muitas vezes ela acha graça nas minhas atitudes (às vezes posso até escutar seu pensamento: o que esse cara tá fazendo? Que engraçado!) Isso vai de simplesmente recebe-la até dar banho, dar comida ou limpá-la no vaso sanitário após o “número 2”.

Tento ser delicado, carinhoso sempre, mas não “alivio” com Jujú, não. Prefiro ensinar certas coisas para ela do que a vida. Os pais (pais e mães quando digo pais) ensinam com mais amor que a vida. E o mundo não é um lugar fácil de se viver.

Confesso que às vezes brinco com ela como se ela fosse um “moleque”, mas não vejo isso como erro. Ela gosta. Mas é claro que ponho o filtro feminino no “mode on”. E quando ela está mais sensível procuro sempre tratá-la com mais carinho.

Julia corresponde de forma diferente quando eu proponho certas coisas. Pra ela tem coisas que é só com a mãe. Bem como tem coisas que é só com pai.

Eu acho que ela me usa pra explorar mais o mundo, conhecer novas coisas. Sou eu quem apresenta “o novo” para ela. Acho que ela se sente mais segura assim. Por exemplo: sou eu que tenho ensinado ela a nadar. Tenho certeza que essa atividade ela faz só comigo (e com a ajuda do salva vidas do clube).

Acho que é por aí mesmo. Cada um, pai e mãe, criam seus filhos da maneira que acha adequado, percebendo o resultado da aplicação desse método particular de cada um. Suas experiências. Suas percepções.

Espero sempre passar o melhor pra ela. Mesmo que o melhor signifique deixá-la de castigo às vezes ou premiá-la de qualquer outra forma. Educar é isso. Mas sempre com amor.

1 comentário

  1. muito lindo, parabéns, poderia escrever um guia prático para pais. Bjs

Deixe um comentário

