Qual é o valor do amor?

amorEm toda a nossa vida nos perguntamos isso. Por muito tempo imaginei o que era o amor. Tinha as minhas convicções. Mas isso durou até o nascimento da minha filha Julia. Acho de daí em diante (na verdade algum tempo depois, quando me “caiu a ficha” de que era pai) o sentido do sentimento amor mudou para mim.
Tenho certeza de que não existe amor maior daquele que os pais sentem pelos filhos. Hoje eu posso dizer o que é amor (de verdade) pela troca que tenho com a minha filha. Não tenho mais dúvidas disso.
E ela precisa desse amor. Por mais que eu compreenda suas limitações, perceba seu ritmo, sinta suas necessidades, sem amor nada disso terá o mesmo efeito. É nele que baseio todas as minhas atitudes para com ela. É bem como escreveu São Paulo, em sua famosa carta aos Coríntios, tão conhecida de todos: “Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, sem amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente”.
E nós, pais de autistas, temos que aprender a falar a língua desses anjos…
Para ela, autista, é exatamente isso que faz a diferença. É o amor que eu sinto por ela que nos conecta. É ele que a faz se sentir segura. É ele que vai faze-la se desenvolver o melhor possível.
Porque não adianta encontrar métodos e técnicas, por melhor intenção que eu tenha, se esquecer o que é essencial. O mundo dela é muito maior que o meu. Nele existe uma pureza, uma ingenuidade, uma leveza, que muitas vezes sinto que ela me ensina muito mais sobre a vida do que eu a ela.
Por isso que eu me refiro sempre à troca. E esse amor é a razão hoje de todas as coisas que faço.
O caminho é e sempre será o amor.

Deixe um comentário

