Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo (Leonardo da Vinci)

ninapandolfolho
Algumas pessoas acreditam que Leonardo da Vinci teria sido autista. Este pensamento ocorre porque suas habilidades intelectuais eram muito aparentes. Além disso, ele tinha um modo peculiar de fazer as coisas, sempre sistemático. E, por fim, pela dificuldade em relacionar-se com as outras pessoas.
Tais características tão marcantes, fizeram parte da vida de outros personagens bastante conhecidos da humanidade como Michelangelo, Mozart e Einstein. E é esse conjunto de fatores que levam muita gente a crer na possibilidade deles terem sido portadores da Síndrome de Asperger, um dos níveis do espectro do autismo.
Asperger ou não, essa famosa frase dele revela uma imensa sensibilidade e uma percepção do mundo bastante diversa. Talvez ele se referisse à ele mesmo. Talvez se referisse a outros autistas. Ou talvez, com a sutilidade do gênio que era, estaria tentando dizer para o mundo que todos se comunicam, de uma forma ou de outra, por meio do olhar.
Muitos autistas viveram e vivem por aí, há tempos, com a dificuldade de uma linguagem verbal e de expressar seus sentimentos e suas ideias, usando as palavras. Mas nem por isso deixam de se fazer entender.
O olhar, somado à linguagem corporal é uma maneira poderosa de explicitar as intenções. Basta a outra pessoa estar atenta a essa forma mais sutil de comunicação. É como se fosse necessário um ajuste na “sintonia” e um pouco de boa vontade para entender o que essas pessoas querem dizer.
Mas, à medida que esse exercício de interpretação do olhar é feito, fica cada vez mais fácil a comunicação. Tudo é uma questão de tempo. Neste momento, é importante que aquele que “fala por meio das palavras”, reforce o que está sendo compreendido por ele. Dessa forma a pessoa que “fala com os olhos” vai poder confirmar sua vontade ou sua intenção, de uma maneira que o canal de comunicação seja desenvolvido cada vez mais.
Aquelas pessoas que convivem com autistas não verbais devem estar prontos para ter essa tarefa, de interpretar e ajudá-los a serem compreendidos. Há muita frustração em não ser entendido e a falta de estímulo pode causar um isolamento e distanciamento ainda maior do que essas pessoas já têm.
Experimente um dia ficar sem falar com as pessoas. Tente se expressar sem usar papel e caneta e sem mímica e você vai poder compreender qual é o sentimento de um autista não verbal.
Com o tempo, mesmo sem ser totalmente alfabetizado, o autista não verbal pode começar a aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais), sistema também utilizado por pessoas surdas ou mudas. Ou ainda pode usar o PECS, um sistema de comunicação baseado em imagens. Há também os aparelhos de comunicação ou comunicadores e os aplicativos para tablets, como o CPA, o Livox, e o próprio PECS na versão digital.
Tudo isso pode servir de suporte para o autista não verbal. Mas nunca devemos esquecer do fundamental: a leitura do olhar. Temos de ter em mente aquela frase lá de cima de Da Vinci e não esquecermos que podemos compreender pelo olhar. É possível. Mesmo porque nunca haverão palavras para descrever certos sentimentos passados pelo olhar de um autista.

Anúncios

2 Comentários

  1. Martim isso é tudo, o olhar ou qualquer outro sinal social como Sorriso, toque ou aproximaçao.
    Nossa tarefa é legendar o que estamos vendo. Legendar o que estamos sentindo, mostrar prà criança o que ela fez para que eu a entendesse. Temos de ser muito especificos e claros….Vc levantou o braço…acho quer algo da prateleira…assim encorajamos a repetir o movimento ou o som. O resultado é fantåstico e a emoçao indescritível. Bj

  2. textwebwriter

    Exatamente isso Sonia Falcão. É assim, nas pequenas conquistas de linguagem que incentivamos os autistas não verbais a se expressar. É muito triste pensar num mundo sem comunicação, é angustiante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: