Histórias de alguns dias…

Foto criada em 15-06-13 às 16.07

Os dias de artes com Julia tem sido muito proveitosos. A quantidade de sons que ela emite fazendo as atividades é incrível. Algumas situações de ecolalia tem ocorrido com palavras simples: pode, deitar, pintar, etc.
Ontem fizemos um dia especial apesar dela só ter vindo para casa no finalzinho da tarde: brincou de bike no jardim estourando bexigas até cansar.
Depois brincou um tempão no “túnel” que o papai fez para ela com um trenzinho. Quem conhece sabe que Julia adora túneis. Vamos hoje terminar de montar o cenário do trenzinho com rolos de papel e embalagens de iogurte pintados.

Depois do jantar fizemos uma farra na sala da vovó com as almofadas do sofá, criando a famosa casinha para os bichinhos de pelúcia dela. Riu muito cada vez que a casinha desabava em cima dela. Foi assim até umas 21h quando fomos para o quarto. Daí fiz algumas táticas para evitar o xixi na cama, ocorrência frequente nas últimas dormidas aqui. Estouramos algumas bexigas, com canetinha depois de pintá-las. Depois, apesar de Julia ter tomado banho já na casa dela, estreamos a bacia comprada pelo papai para o banho dela. Pus a touca, dei duas canecas na mão dela e deixei ela brincar muito na água quentinha (tática para baixar a “bola” dela para dormir). A uma certa altura entrei na dança sentei no vaso sanitário para ela me molhar. A cada caneca na cabeça eram muitas gargalhadas, Juju literalmente fez xixi de dar tanta risada.
Tirei ela do banho e fomos para cama umas 21h45 eu com muita esperança dela dormir… Escutamos Xuxa “Um novo lugar”, que ela gosta que eu cante para ela e cantou comigo do jeito dela.

Fiz uma promessa para ela e para mim mesmo que um dia ela vai cantar de verdade comigo essa música toda. E vai. Ano que vem vamos investir num trabalho intensivo de fonoaudiologia para que isso ocorra. Inclusão escolar também será uma pauta de conversa com a mãe dela. A Lumi sempre ajudou muito Juju, mas ela passa o dia todo em companhia somente de alunos autistas e penso que a convivência dela com crianças típicas (assistida por uma facilitadora) vai ajudar muito em seu desenvolvimento geral.
Músicas iam e vinham a noite e nada de Jujú dormir. Escapou o primeiro xixi apesar de todos os esforços. Fiz cara de paisagem e sem alarde troquei a roupa de cama, passei lencinho umedecido nela e troquei a calcinha e o pijama dela.

Foto criada em 29-06-13 às 22.12 #4

Bom. Aquilo que, em princípio seria fácil, foi se tornando bem complicado. Eram 1h15 e nada da Julia dormir apesar do sono imenso que ela estava sentindo.
Experimentei a tática do escuro então. Desliguei DVD, iPad, computador e comecei a cantar até que eu e Jujú dormimos (confesso não saber quem dormiu primeiro)… E foi assim. Hoje acordamos, tomamos um belo café da manhã e apesar do dia chuvoso, ele promete muitas atividades.
Uma coisa que tenho feito há três semanas é evitar o uso da palavra NÃO para Julia. Tenho substituído por PARA de parar ou ATENÇÃO JULIA e ela tem parado de fazer as coisas erradas.
A quantidade de NÃOS que uma criança autista ou especial recebe por dia é imensa. E não é muito útil algumas vezes, já que ela até ri. Evitar essa palavra tem sido uma tática excelente, tenho percebido isso pela quantidade de NÃOS que ela falava e que fala agora.
Estava pesquisando, algumas tribos brasileiras não tem a palavra NÃO. No Xingu as crianças são criadas sem essa palavra e nem por isso as crianças são mal educadas, muito pelo contrário.
Ainda vou discorrer mais sobre o tema do NÃO. Até lá vou é aproveitar esse dia com minha filhota. Bom domingo à todos!

Anúncios

1 comentário

  1. Martim, vc é um pai exemplar. Sua filha tem o melhor terapeuta que nenhum dinheiro do mundo poderia pagar, nenhum plano de saúde poderia cobrir, nenhum governo poderia oferecer. Quando eu falo em PODER DOS PAIS, é disso que estou falando! Abraços, amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: