Se for empurrar, que seja para o abraço e não o abismo

12549089_1196454270383722_7194222340991134261_n

Domingo pré carnaval. Embora no país inteiro as festas já rolem soltas. Parece que quanto mais ferrado, mais o brasileiro quer comemorar. Ou talvez esquecer…

Quem tem um filho ou uma filha com autismo tem mais é que esquecer certas coisas, passar por cima de outras, filtrar e escolher de verdade aquilo que é melhor pra si.

Indifere qual “esquema” seja: pais juntos, separados, mãe/pai, pai/mãe. O negócio é cuidar. O autismo já absorve tanta energia que o resto precisa ser muito, muito bem estudado.

No NOSSO caso (e eu digo nosso, porque cada caso é individual, único e sem vínculo com qualquer outro caso) estou cuidando para não perder tempo/energia em coisas que não acrescentam em nada, nem para Juju nem para mim.

Com certeza vamos ganhar mais tempo, no mínimo isso. Mas e perder?

Depende do que cada um entende pelo conceito de perder. Eu aprendi de imediato, quando recebi o diagnóstico de autismo da Julia, que aquilo é perder. Perder de verdade. Mesmo sem antes conhecer ao certo essa “sentença” que nós recebemos, que é o autismo.

Com o tempo, deixando a auto piedade de lado e também com muita dedicação, muito trabalho, muito estudo, houve a aceitação. De pena virou benção. No meio, antes, durante e depois de tudo isso muita raiva, muito sofrimento, muito cansaço. Recheado também de momentos inesquecíveis, momentos de superação únicos e conquistas emocionantes.

Mas tudo sempre “borderline”, entre a euforia e a depressão, ali, na fronteira dos sentidos, da condição humana, na fronteira também dos sentimentos. Não há como em algum momento, em algum instante, não pirar. E acima disso tudo tem nossos filhos.

Buuuuuuuuuuuuuummmmmmmm!!!!!!

Sabe bombas relógio? Bom eu acho que é isso que nós todos somos e estamos. E não estamos tendo discernimento de que a cada explosão o dano é grande, irreversível.

Já não basta lidar com o autismo?

Vamos pensar seriamente sobre isso?

Eu estou tentando me desarmar. Pelo meu bem e, principalmente, pelo bem da Julia também.

Vibrações positivas daqui para frente!

 

Deixe um comentário

